Desvio de septo

As funções do nariz são várias, entre elas: conduzir o ar, purificá-lo, aquecê-lo, umidificá-lo, servir de câmara de ressonância para o som e possibilitar o olfato. Obstrução nasal se caracteriza por aquela sensação de bloqueio ou passagem insuficiente do ar através do nariz e isso pode impactar de forma significativa a qualidade de vida das pessoas.

Imagem Desvio de septo

Existem várias causas para a obstrução nasal, como: rinite, hipertrofia de adenoide, hipertrofia de cornetos e polipose nasossinusal. A causa mais comum, no entanto, é o desvio de septo nasal cuja avaliação diagnóstica é simples e o tratamento definitivo é a correção cirúrgica do desvio, a septoplastia.

O septo nasal é uma estrutura composta por cartilagem e osso e separa as duas fossas nasais. A parte óssea geralmente está localizada medialmente até os sete anos de idade e, com o tempo, o septo pode se desviar para um dos lados. A principal causa de desvio do septo é o trauma nasal, incluindo os pequenos traumas ocorridos durante a infância e que muitas vezes não são percebidos. Esses traumas podem acontecer tanto na parte cartilaginosa quanto na óssea ou em ambas. E se o desvio for acentuado ele pode ocasionar a obstrução nasal ("nariz entupido").

Quando isso acontece aumenta-se muito a perda de energia com a respiração com prejuízos evidentes para a saúde podendo, ainda, causar sangramentos nasais de repetição e dores de cabeça. Nesses casos a septoplastia pode ser indicada.