Nasofibrolaringoscopia
A Nasofibrolaringoscopia é um procedimento de baixo risco e considerado procedimento de rotinea em otorrinolaringologia. O seu principal objetivo é diagnosticar doenças da mucosa nasal, faringe e laringe. Consiste na introdução na narina do paciente de um conjunto de fibras ópticas flexíveis com 3.2 mm de diâmetro protegido por material sintético e que possibilita ao profissional médico visualizar a anatomia das fossas nasais e garganta.
Como é realizado?
A Nasofibrolaringoscopia é realizada com anestesia tópica e permite visualização detalhada da mucosa nasal, septo nasal, região do meato médio, recesso esfenoetmoidal, rinofaringe, orofaringe e de toda a laringe.
Em exames detalhado de voz ou onde haja necessidade de procedimentos nasais pode-se lançar mão da endoscopia de laringe ou nariz, a ser realizado com fibroscópio rígido. Este procedimento permite uma imagem de melhor qualidade, no entanto alguns pacientes relatam sentirem algum desconforto com o equipamento.
Quando deve ser realizado?
A Nasofibrolaringoscopia atende a um amplo espectro de indicações. As mais comuns correspondem àquelas realizadas em pacientes com alguma doença inflamatória e/ou obstrutiva da laringe e ou nos distúrbios da voz, bem como doença inflamatória e/ou obstrutiva nasal tais como: rinites, rinossinusites, poilipose nasal e tumores, dentre outras.