Perda Auditiva Induzida por ruído
A Perda Auditiva Induzida por Ruído é ocasionada por exposição durante um tempo prolongado a altos níveis de ruídos. Geralmente ocorre de forma gradual, lesando a audição, a longo prazo, devido ao excesso de barulho.
A Perda Auditiva Induzida por Ruído ocorre porque células ciliadas no ouvido interno foram lesadas, reduzindo assim a capacidade de captação e transmissão de sons para o cérebro. Trata-se de uma perda auditiva sensoneuronial.
É causada pela exposição ao exagero de som alto por um longo período. A única forma de prevenção é a diminuição o volume do som e redução ao tempo de exposição a ele. O uso de protetor auricular é altamente recomendado como uma forma de proteção ao excesso de ruído e consequentemente como prevenção à Perda Auditiva Induzida por Ruído.
Não há cura para a Perda Auditiva Induzida por Ruído, uma vez que as células ciliadas do ouvido interno não se regeneram quando são lesadas, devido a exposição ao ruído. O tratamento usual é a recomendação de aparelhos auditivos.