Surdez
A Surdez é um transtorno que pode acometer pessoas de todas as idades. A pessoa pode ter nascido sem a capacidade de ouvir ou se tornar um deficiente auditivo com o passar do tempo.
O ouvido é uma estrutura complexa composto de três partes: Externa, Média e Interna.
O som é captado pelo ouvido externo que é composto pelo pavilhão auricular, canal auditivo e tímpano. O pavilhão auricular funciona como uma concha acústica cartilaginosa que capta as ondas sonoras e as conduz ao canal auditivo.
Essas ondas produzem vibrações na membrana do tímpano que progridem pelo ouvido médio e interno até que alcance as células sensitivas que as transformam em sinais nervosos e as transmitem ao cérebro.
No entanto, a estrutura responsável por captar as ondas sonoras e modificá-las em impulsos elétricos que serão codificados pelo cérebro pode sofrer ou apresentar lesões que prejudicam o mecanismo da audição.
A perda auditiva pode ser: condutiva, quando causada por problemas no ouvido externo e médio que impedem o som de ser conduzido corretamente; sensorioneural, que resulta do dano permanente das células sensoriais na cóclea; mista, que é uma combinação da condutiva e sensorioneural.
O tratamento da surdez e escolha do método que será aplicado depende de suas causas, do tipo de deficiência auditiva e do grau da diminuição da capacidade de ouvir.